Durante muito tempo, os links internos foram considerados apenas como uma ferramenta de navegação. Sua influência na indexação e classificação nos motores de busca era considerada quase insignificante.
Esse entendimento levou muitas páginas a incluírem links internos de forma indiscriminada, muitas vezes apenas dentro de índices e menus.
No entanto, para aqueles que acompanham as últimas tendências em SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), fica claro que o SEO e a Experiência do Usuário (UX) nunca estiveram tão interligados, especialmente quando se trata dos conhecidos Core Web Vitals do Google.
Uma navegação eficaz não apenas ajuda as pessoas a encontrarem informações com facilidade, mas também contribui para manter os usuários em suas páginas por mais tempo, o que é um fator importante para o SEO.
Especificamente no que diz respeito aos links internos, sabemos que eles auxiliam os robôs dos motores de busca a identificar novas páginas, estabelecer conexões entre elas, determinar a autoridade e relevância do seu domínio e, o mais importante, compreender a estrutura do seu site.
Em um ambiente de competição acirrada nos resultados de pesquisa, é essencial que os mecanismos de busca compreendam de forma clara o seu conteúdo, identifiquem seus artigos mais relevantes e entendam que tipo de público você deseja atrair.